Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro curso de pilotos de helicópteros de Sintra "arranca em agosto"

O primeiro curso de pilotos no centro multinacional de helicópteros de Sintra começa em agosto e a liderança do centro, da Agência Europeia de Defesa, ficará a cargo de Portugal até 2021, anunciou hoje o ministro da Defesa.

Primeiro curso de pilotos de helicópteros de Sintra "arranca em agosto"
Notícias ao Minuto

19:59 - 17/01/20 por Lusa

País Gomes CRavinho

"Foi confirmado esta semana o resultado para o qual estamos há bastantes meses a trabalhar que é a liderança portuguesa do centro multinacional de helicópteros que se instalará em Portugal, em Sintra, e que será o maior centro europeu para a formação de pilotos e tripulações de helicópteros", anunciou esta sexta-feira o ministra da Defesa, João Gomes Cravinho, em declarações à Agência Lusa.

João Gomes Cravinho esteve esta sexta-feira em Paris onde interveio numa conferência com a sua homóloga francesa Florence Parly, no âmbito de uma feira de recrutamento das Forças Armadas francesas.

A instalação deste centro multidisciplinar de treino de helicópteros em Sintra foi conhecida em julho do passado, mas a sua liderança ainda estava por definir. Assim, até 2021, será a Força Aérea portuguesa a assumir as rédeas desta formação europeia.

"Será uma liderança portuguesa que dará lugar à autonomia da instituição. Somos responsáveis por albergar o centro em Sintra com todo o processo que levará ao seu funcionamento autónomo a partir de 2021", precisou o ministro, referindo que Portugal manterá sempre "uma preponderância" nesta liderança.

O primeiro curso de pilotos vai começar já em 2020. "Já a partir de agosto de 2020 teremos o primeiro curso e o centro de formação de helicópteros estará em pleno funcionamento a partir de 2021, com os simuladores", indicou o governante.

Esta mudança, devido ao Brexit, vai contar com um investimento português de quatro milhões de euros.

Segundo o ministro português, este centro de treino vai concentrar também capacidades dispersas noutros países como a Alemanha e vai ter em permanência entre 20 a 25 pilotos vindos de vários pontos da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório