Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo felicita Mísia por prémio 'In Honorem' da Academia Charles Cros

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a fadista Mísia pelo prémio "In Honorem", da Academia Charles Cros, em Paris.

Marcelo felicita Mísia por prémio 'In Honorem' da Academia Charles Cros
Notícias ao Minuto

17:19 - 17/01/20 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

.

Numa breve nota publicada na página da Presidência da República, o chefe de Estado salienta que o galardão é mais uma prova "de que a música de Portugal é música do mundo".

"Ela sempre respeitou o espírito do fado. Ela é uma artista extremamente preciosa e, para mim, ela é única por este equilíbrio entre a tradição e a inovação", afirmou, na quinta-feira, Frank Tenaille, crítico de música e representante da comissão das músicas do mundo na Academia Charles Cros, em declarações à agência Lusa.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu no Teatro Traversière, em Paris, capital de França, e contou com a presença e atuação da fadista portuguesa.

Esta é a terceira vez que esta instituição francesa, que tem o alto patrocínio do Presidente da República, Emmanuel Macron, distinguiu Mísia, mas a primeira em que lhe é atribuído o prémio "In Honorem", que reconhece o valor da carreira dos intérpretes musicais.

"Este prémio é muito importante porque é um prémio carreira. Significa respeito pelo meu trabalho, atenção ao meu trabalho. [...] A existência destes grupos de pessoas que se preocupam e se admiram com o nosso trabalho, a mim dá-me muita força para continuar", disse a fadista.

A Academia Charles Cros existe desde 1947 e tem como missão preservar a memória sonora, apoiando a criação e o desenvolvimento dos artistas.

Esta academia está dividida em oito comissões que reúnem cerca de 100 artistas e críticos musicais, tocando desde a canção francesa aos audiolivros ou novos talentos.

Mísia está de volta aos palcos parisienses já na segunda-feira, atuando na La Cigale, no âmbito do festival Au Fil des Voix.

Com o seu mais recente álbum 'Pura Vida', lançado no fim de 2019 em França, a artista portuguesa recebeu o Phonographic Critics Award, prémio da crítica discográfica alemã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório