Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato do SEF estima que são necessários 700 novos inspetores até 2023

O sindicato que representa os inspetores do SEF disse hoje que este serviço de segurança tem "um défice de efetivos", sendo necessários 700 novos elementos devido ao aumento de trabalho nas áreas de fronteira, asilo, fiscalização e novos imigrantes.

Sindicato do SEF estima que são necessários 700 novos inspetores até 2023
Notícias ao Minuto

17:58 - 16/01/20 por Lusa

País SEF

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF) avançou à Lusa que o SEF precisa "no mínimo" de 700 inspetores no âmbito do plano plurianual da admissão anunciado na quarta-feira no parlamento pelo ministro da Administração Interna e que prevê o recrutamento de cerca de 10 mil elementos para as forças e serviços de segurança até 2023.

Acácio Pereira afirmou que este número tem em conta o novo aeroporto previsto para o Montijo e o "défice de efetivos" em todo o país.

Segundo o sindicato, atualmente existem cerca de mil inspetores, que são "insuficientes" devido ao aumento de trabalho nas áreas de fronteira, asilo e fiscalização, além do aumento de cidadãos estrangeiros a viver em Portugal.

O mesmo sindicalista sustentou também a necessidade de reforço de trabalhadores administrativos, designadamente carreira geral e informáticos, que são "vitais para o funcionamento do SEF".

Acácio Pereira saúda este plano plurianual de admissões e indicou que o sindicato que representa os inspetores daquele serviço de segurança vai pedir uma reunião ao ministro Eduardo Cabrita para saber pormenores desta medida.

O presidente do SCIF-SEF considerou ainda que devem ser "imediatamente admitidos" as pessoas que já estão na reserva de recrutamento e aberto um novo concurso.

Atualmente estão a ser formados 100 novos inspetores, que devem terminar o curso no final deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório