Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Investigadores de Coimbra elaboram mapa nacional de risco do gás radão

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) vão fazer um estudo sobre o radão, para elaborarem "um mapa nacional de risco" deste gás, estabelecendo "medidas de proteção da saúde das populações", foi hoje anunciado.

Investigadores de Coimbra elaboram mapa nacional de risco do gás radão
Notícias ao Minuto

10:01 - 16/01/20 por Lusa

País Coimbra

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) da UC vai "realizar um estudo sobre o gás radão, tendo em vista a elaboração de um mapa nacional de risco, que permita estabelecer um plano de medidas de proteção da saúde das populações", afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

"A elaboração do Plano Nacional do Radão é uma obrigação legal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", prevista no âmbito do decreto-lei 108/2018, recorda a UC.

Para realizar o estudo, solicitado pela APA, a equipa de especialistas, liderada por Alcides Pereira, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e diretor do LRN, vai pedir a colaboração de voluntários dispostos a instalarem "pequenos detetores de radão nas suas habitações durante um período de três meses".

Os interessados em participar no estudo podem obter o dispositivo, sem qualquer custo associado, enviando o pedido para [email protected], estando a informação sobre o projeto disponível na página Web da APA.

Este trabalho visa dar resposta "à transposição para a legislação nacional de uma diretiva comunitária sobre radioatividade natural", refere Alcides Pereira.

"Pretende-se simplesmente obter um mapa geral do país que identifique as zonas mais problemáticas no que respeita à exposição do ser humano ao gás radão", explica o investigador, citado pela UC.

Com base nesse mapa, que deverá estar concluído no verão, será possível "estabelecer um conjunto de medidas capazes de mitigar o problema e proteger a saúde das populações", acrescenta.

"Naturalmente, iremos encontrar zonas do país com valores muito diferentes, porque o país é geologicamente muito diferenciado", esclarece ainda o catedrático da FCTUC.

Alcides Pereira nota que, atualmente, "não existem dados coligidos e sistematizados que mostrem a situação geral do país. Existem estudos pontuais, informação parcial".

Dependendo do nível de exposição, o gás radão pode ser um problema para a saúde humana.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o radão é a segunda causa de cancro do pulmão, a seguir ao tabaco.

O Laboratório de Radioatividade Natural da FCTUC, sediado no Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, é um laboratório com acreditação internacional para avaliar todos os parâmetros radiológicos que permitem responder à globalidade das exigências impostas pela União Europeia, refere na mesma nota a Universidade de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório