Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Proteção Civil emite aviso à população para as próximas horas

Tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, a Proteção Civil emitiu um aviso à população. Vem aí chuva, vento e agitação marítima.

Proteção Civil emite aviso à população para as próximas horas
Notícias ao Minuto

21:41 - 15/01/20 por Noticias ao Minuto

País Mau tempo

A Proteção Civil emitiu, durante o início da noite desta quarta-feira, um aviso à população devido à previsão de condições meteorológicas adversas, designadamente, ventos fortes, precipitação e agitação marítima para vários pontos do país, nomeadamente nos "distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real", informou a autoridade através de um comunicado enviado às redações

Nas próximas horas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se, entre as 12h00 e as 18h00, períodos de chuva, com maior intensidade a partir do fim da manhã desta quinta-feira na região norte. Prevê-se também vento de sul forte no litoral oeste norte e centro, com rajadas até 80 km/h, sendo que, nas terras (até 60 km/h), as rajadas podem atingir os 100 km/h. A intensidade do vento só deverá diminuir a partir do final da tarde de amanhã. 

A partir do início da próxima madrugada, conte com agitação marítima em toda a costa, até ao final do dia de amanhã.

Prevê-se ainda que os acumulados de precipitação nas bacias hidrográficas da região Norte - em particular Lima, Cávado e margem Norte do Douro - possam atingir valores elevados, nas próximas 24 horas.

A Proteção Civil chama ainda a atenção para a importância da vigilância das zonas acima referidas, "para antecipar o aumento da cota dos cursos de água". Deverá ser dada ainda especial atenção às localidades "historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e, em particular, em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório