Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Surto na China? "Não temos de estar alarmados" mas sim "atentos"

A Direção-Geral da Saúde garantiu hoje que o surto de pneumonia viral na China já está contido, indicando que uma eventual propagação "não é uma hipótese neste momento a ser equacionada".

Surto na China? "Não temos de estar alarmados" mas sim "atentos"
Notícias ao Minuto

15:32 - 15/01/20 por Lusa

País DGS

"<span class="news_bold">Não temos de estar alarmados, é preciso é estarmos atentos", afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas aos jornalistas, sublinhando que o coronavírus detetado na China não se transmitirá de pessoa a pessoa.

Segundo Graça Freitas, a transmissão entre pessoas apresenta uma "fraquíssima possibilidade", sendo que um dos indicadores que deixa as autoridades tranquilas é o facto de os profissionais de saúde que trataram os doentes na China não terem adoecido.

A responsável sublinhou ainda que é diminuta a possibilidade de o vírus chegar a Portugal, recordando que terá já sido contido na China, estando circunscrito à cidade de Wuhan, capital da província chinesa de Hubei, centro da China.

Ainda assim, a autoridade de saúde tem disponível uma linha telefónica de apoio aos médicos e profissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas no caso de receberem algum doente que tenham estado nesta zona e a presente sintomas de pneumonia.

Entre as 41 pessoas infetadas com a nova pneumonia viral, um homem de 61 anos de idade morreu na semana passada. Sete outras estão em estado crítico, segundo as autoridades de saúde de Wuhan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório