Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Obstetra suspenso devido ao caso do bebé Rodrigo com mais quatro queixas

Artur Carvalho passa a contar com 18 queixas por não ter detetado malformações em bebés em averiguação no Conselho Disciplinar Sul da Ordem dos Médicos.

Obstetra suspenso devido ao caso do bebé Rodrigo com mais quatro queixas
Notícias ao Minuto

22:44 - 14/01/20 por Noticias ao Minuto

País Artur Carvalho

Foram apresentadas mais quatro novas queixas na Ordem dos Médicos contra o obstetra Artur Carvalho por não ter detetado malformações em bebés, avança RTP. O médico, envolvido no caso do bebé que nasceu sem parte do rosto em Setúbal, passa a contar com 18 queixas em averiguação no Conselho Disciplinar Sul da referida ordem profissional.

As novas denúncias foram submetidas pelos pais de duas crianças, hoje com quatro anos, e outras duas, agora com nove. Em declarações à estação pública, o advogado Paulo Edson Cunha, representante jurídico das famílias que apresentaram as novas queixas, adiantou que algumas das ecografias realizadas aos filhos das queixosas "foram realizadas em menos de cinco minutos". 

"Uma criança, por exemplo, nasceu com duas vaginas e dois ânus, uma outra também sofre de uma situação semelhante, e outra tem trissomia 21", explicou. 

As mães destas crianças decidiram agir judicialmente depois do caso de Rodrigo ter vindo a público. No entanto, queixas que relatem factos com mais de cinco anos são consideradas prescritas. Ainda assim, estas famílias tem esperança de conseguir justiça com a anexação das suas queixas ao processo-crime interposto contra o obstetra pelo Ministério Público. 

"Um instrutor de um processo tem de aferir toda a prova mesmo aquela que já está prescrita. Têm de aferir porque no fundo é com a prova que é apurada relativamente ao comportamento profissional deste médico que se vai chegar a uma determinada conclusão", denotou ainda o advogado. 

Na altura em que foi divulgado o caso de Rodrigo, já havia cinco processos pendentes em relação ao médico, pelo menos um dos quais desde 2013. Artur Carvalho foi, entretanto, suspenso preventivamente pelo conselho disciplinar até abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório