Novas matrículas vão perder mês e ano. Antigas podem continuar a circular

Medida entra em vigor esta quarta-feira e abrange as novas matrículas que, recorde-se, terão também em breve nova sequência.

Trânsito carros Avenida da República

© iStock

Natacha Nunes Costa
14/01/2020 12:51 ‧ 14/01/2020 por Natacha Nunes Costa

País

Matrículas

A partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, entra em vigor o novo modelo de chapas de matrícula nos veículos.

De acordo com o decreto-lei, que altera o Regulamento da Matrícula, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para conduzir, publicado esta terça-feira em Diário da República, "as novas matrículas vão deixar de mencionar o mês e ano em que são colocados em circulação", ou seja, a informação que consta atualmente no rectângulo amarelo. Contudo, os veículos já em circulação podem manter as chapas antigas.

“Os modelos que agora se aprovam passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a atual série de números de matrícula, podendo as chapas de matrícula que já se encontram instaladas no parque de veículos em circulação manter-se em uso, sem necessidade de substituição, que poderá, no entanto, ser efetuada pelos proprietários dos veículos caso assim o desejem”, lê-se no decreto-lei.

O Governo justifica a alteração para harmonizar o modelo nacional com os que são usados nos restantes países da UE e desta forma evitar “interpretações incorretas por entidades fiscalizadoras” quando os veículos portugueses circulam internacionalmente.

"O ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a identificação dos veículos, sendo que Portugal é o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula. Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês do veículo, elementos que nada têm a ver com o número de matricula", explica o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

As chapas de matrícula dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos passará a apresentar no seu canto superior esquerdo o símbolo distintivo de Portugal (P) bem como as 12 estrelas da União Europeia num fundo azul.

Leia Também: Novas matrículas podem perder referência ao mês e ano do veículo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas