Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Irmão de menina que morreu em hospital da Madeira medicado para a gripe B

Médicos julgam que virose gripal pode estar associada à morte da criança, de oito anos, no passado domingo.

Irmão de menina que morreu em hospital da Madeira medicado para a gripe B
Notícias ao Minuto

07:45 - 14/01/20 por Notícias Ao Minuto

País Madeira

O irmão da menina de oito anos que morreu, na tarde do passado domingo, na sala de triagem do do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, ilha da Madeira, está a ser medicado para a gripe B.

Avança o Jornal da Madeira que os profissionais de saúde desta unidade hospitalar decidiram medicar a criança para garantir a "segurança" do mesmo.

O mesmo jornal regional diz que os médicos "julgam" que a morte da menina pode estar associada a uma "virose gripal".

A gripe B tem algumas complicações específicas, embora pouco frequentes, que podem originar casos fatais de miocardite, uma inflamação do miocárdio que pode levar a morte súbita, ou encefalites, que são inflamações agudas do cérebro.

Recorde-se que tanto o Governo Regional como o Serviço de Saúde da Madeira estão a averiguar as circunstâncias em que a menina de oito anos morreu, no passado domingo, depois de, no sábado, ter estado na mesma unidade hospitalar, com febre alta e desmaios, e ter sido encaminhada para casa após de ser medicada.

Este caso surge menos de um mês depois de uma menina de 12 anos ter perdido a vida em Almada. A menor queixava-se de dores nas costas, tendo recorrido por duas vezes às urgências da CUF de Almada, que acabou por lhe dar alta sem a realização de qualquer exame.

Já a 22 de dezembro, foi necessário chamar o INEM porque a criança "não parava com dores", tinha manchas roxas no corpo e estava a entrar em hipotermia, tendo sido levada para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde entrou em paragem cardíaca e morreu.

CUF aguarda os resultados do inquérito a esta morte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório