Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Serviço de Saúde da Madeira averigua morte de criança em hospital

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Sesaram) está a averiguar a morte de uma criança no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no domingo, tendo o diretor da Urgência Pediátrica afastado as hipóteses de erro ou negligência.

Serviço de Saúde da Madeira averigua morte de criança em hospital
Notícias ao Minuto

15:10 - 13/01/20 por Lusa

País Madeira

"A criança deu entrada no Serviço de Urgência Pediátrica no sábado, 11 de janeiro, com um quadro compatível com uma infeção viral respiratória superior. Perante o quadro que a criança apresentava, foram cumpridos os protocolos de atuação preconizados e prescrita a medicação adequada", referiu hoje o Sesaram em comunicado, indicando que a criança tinha 8 anos.

No dia seguinte, domingo, "por agravamento do seu estado clínico", a criança foi assistida no atendimento urgente do Centro de Saúde de Machico, a unidade da sua área de residência.

"Devido à sua situação inspirar cuidados mais diferenciados, [foi] transferida em ambulância, acompanhada por um profissional de saúde para o Serviço de Urgência Hospitalar no Funchal, onde, lamentavelmente, viria a falecer", acrescenta a nota.

Segundo o Sesaram, "aguarda-se decisão do magistrado do Ministério Público quanto à realização ou não de autópsia, a qual será comunicada diretamente à Medicina Legal".

O serviço regional adiantou que está disponibilizado apoio psicológico para acompanhar a família e os profissionais de saúde.

"O Sesaram e os seus profissionais lamentam profundamente o falecimento e solidarizam-se com os familiares", conclui.

Por seu lado, o diretor do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Manuel Pedro Freitas, referiu à Lusa que a criança foi observada como habitualmente, com um quadro clínico compatível com um quadro viral.

"A criança foi corretamente observada, a medicação foi feita de acordo com a observação. Agora estamos à espera que haja uma autópsia para ver se esclarece alguma coisa [...]. Das análises que nós temos parece mesmo ser uma situação viral, mas é difícil dizer o que terá acontecido", reconheceu.

O médico salientou ainda que no dia da observação "a Urgência estava muito calma", sem atrasos nas observações ou na prestação de cuidados médicos.

"Não estamos a pensar nem em erro, nem em negligência. Está fora de questão", declarou.

O Diário de Notícias do Funchal avançou hoje na edição digital que uma menina de 8 anos morreu ao final da tarde de domingo, na sala de triagem do Hospital Dr. Nélio Mendonça, um dia depois de ter sido assistida no serviço de urgência pediátrica da mesma unidade, com um quadro de febre alta e desmaios.

A criança foi vista por um médico que lhe receitou um medicamento e a mandou para casa.

A menina não melhorou e, no dia seguinte, a família recorreu ao Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Machico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório