Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Rui Pinto "está preparado para tudo". Estado de espírito é "positivo"

Juíza decide esta segunda-feira por quantos crimes o pirata informático vai a julgamento.

Rui Pinto "está preparado para tudo". Estado de espírito é "positivo"
Notícias ao Minuto

14:17 - 13/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Caso dos emails

Rui Pinto fica esta segunda-feira a saber por quantos crimes vai a julgamento. À entrada do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, o advogado Francisco Teixeira da Mota referiu aos jornalistas que o pirata informático "tem noção do processo" e "das possibilidades que há". 

"Ele tem a noção do processo, tem a noção das possibilidades que há e a meritíssima juíza de Instrução pode decidir no sentido de manter exatamente a acusação como pode alterá-la e ele está preparado para tudo", sublinhou o advogado. 

Já quanto a "prognósticos", Teixeira da Mota recusou fazê-los: "Uma pessoa faz o seu melhor e depois confia que a justiça será feita e se não for feita recorre. É assim que funciona"

Questionado sobre o estado de espírito de Rui Pinto, destacou que é "positivo". "Ele é uma pessoa bastante corajosa e forte e penso que a dimensão do Rui Pinto na sociedade portuguesa não se esgota neste processo", concluiu. 

Recorde-se que Rui Pinto, criador do Football Leaks, está acusado pelo Ministério Público de 147 crimes de acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão. 

A defesa do pirata informático requereu a instrução apenas com o objetivo de reduzir os crimes, não estando em causa o facto de o arguido não ir a julgamento, mas antes corrigir "aspetos legais", como a duplicação de crimes.

A leitura da decisão instrutória, pela juíza de instrução criminal Cláudia Pina, está marcada para as 14h00, no Campus da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório