Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo congratula maestro José Eduardo Gomes por prémio europeu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o maestro José Eduardo Gomes pelo primeiro prémio da European Union Conducting Competition, anunciado no fim de semana.

Marcelo congratula maestro José Eduardo Gomes por prémio europeu
Notícias ao Minuto

13:55 - 13/01/20 por Lusa

País Presidente da República

"A sua distinção, entre três centenas de candidatos, é motivo de justo regozijo para o meio musical português, tendo em vista também a sua internacionalização, que é já hoje um facto consagrado", pode ler-se na mensagem publicada na página da Presidência da República.

Segundo a mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou "o maestro José Eduardo Gomes pelo primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso internacional de direção de orquestra, que também lhe atribuiu o prémio de 'Melhor interpretação de Beethoven'".

De acordo com o 'site' da competição, além de ter conquistado o primeiro prémio da segunda edição do concurso, o maestro português ganhou também o troféu para "melhor interpretação Beethoven", no evento organizado pelo Bulgária Hall, em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik.

Após várias rondas e entre cerca de 300 maestros, José Eduardo Gomes foi selecionado para a final, arrecadando o primeiro prémio, em concerto final na sala de concerto do Conservatório Nacional de música de Sófia, na Bulgária.

Em segundo lugar ficou Almanzar Sebastian, da Colômbia, Zlatkov Svetlomir, da Bulgária conquistou o terceiro lugar, e Jung Hyeju, da Coreia do Sul, o quarto prémio.

De acordo com a sua página pessoal na internet, José Eduardo Gomes é maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), além de professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, onde trabalha com as várias orquestras.

Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, entre 2016 e 2018, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul (2018/2019), maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera, no Porto (2011 a 2017), e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça (2008 a 2011).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório