Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre.
A batalha foi considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.
Para terça-feira, feriado municipal em Elvas por ser o dia em que ocorreu a batalha, está agendada, além de uma cerimónia militar, às 11h00, na Praça da República, uma homenagem aos mortos em combate, junto ao padrão comemorativo da batalha, e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.
Nas cerimónias participa a secretária de Estado da Educação, Susana Amador, que visita também as obras da Escola Básica 2,3 n.º 1 de Elvas.
Também na terça-feira, vai decorrer um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, às 21h30, no cineteatro municipal.
O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, com entradas gratuitas nos eventos, decorre até ao final deste mês, incluindo várias iniciativas, sobretudo de âmbito cultural e desportivo.
A inauguração da exposição '2012 - 2020, Obras da Coleção António Cachola', com trabalhos de várias dezenas de artistas portugueses, está marcada para o dia 18, às 17h00, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
Também para o mesmo dia, às 21:30, está agendado o espetáculo musical '100 anos de Amália Rodrigues', no cineteatro municipal.
A 28.ª edição da prova de atletismo 'Corrida das Linhas de Elvas' decorre no dia 19, às 11h00.
A primeira edição da Expo Alentejo, que começa no dia 30 deste mês e decorre até ao dia 2 de fevereiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, é outra iniciativa integrada no programa comemorativo.