Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Aproveite o domingo. Semana arranca cinzenta, com chuva e (talvez) neve

'Sol de inverno' fará uma pausa para dar lugar à chuva, que regressa a partir de amanhã, segunda-feira, aos poucos, estendo-se a quase todo o território continental na terça-feira.

Aproveite o domingo. Semana arranca cinzenta, com chuva e (talvez) neve
Notícias ao Minuto

08:14 - 12/01/20 por Melissa Lopes

País Tempo

A próxima semana ficará marcada pelo regresso da chuva ao território continental e pela possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. São estas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Este domingo pode contar com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco e com o típico nevoeiro matinal em alguns locais (poderá persistir no nordeste transmontano e Beira Alta). O IPMA volta a alertar para o "acentuado arrefecimento nocturno". 

Recorde-se que as mínimas previstas para este domingo oscilam entre os -3ºC em Bragança, os -1ºC em Castelo Branco, os 0ºC em Vila Real e Braga, 1ºC em Santarém, os 5ºC em Lisboa e os 8ºC em Faro, o distrito menos frio. 

Para amanhã, segunda-feira, os meteorologistas prevêem períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, tornando-se muito nublado, do litoral para o interior, a partir do meio da tarde. Nuvens que trazem a possibilidade de ocorrência de chuva fraca no Minho e Douro Litoral no final do dia. O IPMA assinala, neste dia, uma pequena descida da temperatura máxima.

No dia seguinte, terça-feira, será mais evidente o regresso da chuva em praticamente todo o território continental, dia em que se espera uma subida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro. O IPMA prevê para terça-feira períodos de céu muito nublado, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela durante a tarde.

Na terça-feira, a chuva também não faltará no arquipélago dos Açores (em todos os grupos). Já na Madeira e no Porto Santo, tudo não passará de nuvens ameaçadoras. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório