Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

SEF detém três pastores de igreja evangélica por tráfico de pessoas

Em causa estão crimes de associação criminosa de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas. Serviço de Estrangeiros e Fronteiras identificou cerca de 30 cidadãos estrangeiros, entre os quais crianças, alojados em diferentes locais de culto "em condições muito precárias".

SEF detém três pastores de igreja evangélica por tráfico de pessoas
Notícias ao Minuto

12:32 - 10/01/20 por Melissa Lopes

País SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anuncia que deteve esta quinta-feira três cidadãos, pastores numa organização religiosa, suspeitos da prática dos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas. Contactado pela Lusa, o SEF não precisou qual a organização religiosa, indicando apenas que são pastores de uma igreja evangélica.

Para além dos três mandados de detenção, o SEF refere ter cumprido ainda cinco mandados de busca domiciliária, na zona da Grande Lisboa.

Nos locais das buscas, foram identificadas cerca de 30 cidadãos estrangeiros, oriundos da América do Sul, "alojados nos diferentes locais de culto, em condições muito precárias". 

Os cidadãos estrangeiros, angariados pela organização religiosa no país de origem, encontravam-se na sua maioria em situação irregular em Portugal, a exercer atividade laboral subordinada sem o necessário título jurídico válido, faz saber o SEF

Para além das condições de trabalho, alojamento e salubridade em que foram detetados, os cidadãos estrangeiros, entre os quais crianças, eram sujeitos ao pagamento de quantias de dinheiro para a organização religiosa.

Os detidos vão ser, esta sexta-feira, dia 10, presentes a Tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

No total, participaram na operação 55 elementos do SEF nesta investigação que vai prosseguir. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório