Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Resolução de ano novo? Seja dador de sangue

Uma iniciativa que pode salvar vidas.

Resolução de ano novo? Seja dador de sangue
Notícias ao Minuto

21:39 - 08/01/20 por Notícias Ao Minuto

País IPO

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa está à procura de dadores de sangue.

Para se inscrever basta dirigir-se ao Pavilhão de Radio, no 2º. Andar do instituto, localizado na Praça de Espanha, em Lisboa, levar consigo um documento de identificação com foto e assinatura ou o cartão de dador de sangue.

Além do documento, apenas terá de dar as seguintes informações: nome, data de nascimento e contacto.

Caso, além de ser dador de sangue, também queira inscrever-se como dador de medula, deve referi-lo no momento da inscrição.

Posteriormente, terá de preencher um questionário com algumas perguntas sobre doenças anteriores, uso de medicação, viagens recentes e outros fatores que possam comprometer a dádiva segura.

Em seguida, fará um exame médico sumário. Serão avaliados parâmetros como peso, altura, tensão arterial, pulso e hemoglobina. Durante este exame (confidencial), terá oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a sua elegibilidade como dador.

Na altura da dádiva, uma enfermeira especializada e especialmente treinada fará a colheita de sangue ou outro componente.

Já após a dádiva, que demora entre 10 a 12 minutos, deverá permanecer alguns minutos em repouso e tomar uma refeição ligeira logo na cafetaria do instituto. O IPO recomenda, no seu site, que permaneça no espaço entre 10 a 15 minutos antes de sair para retomar as suas atividades normais.

Caso se aproxime da hora de almoço, o IPO oferece uma senha para almoçar no refeitório destinado aos funcionários.

Todo este processo, da inscrição ao descanso após a dádiva, demorará cerca de uma hora.

O IPO recorda que a maioria das pessoas são elegíveis para doar sangue. Basta ter mais de 18 anos e menos de 65, pesar mais de 50kg e estar em boa saúde para dar sangue, contudo, existem alguns motivos e condições que podem condicionar permanentemente ou temporariamente a sua elegibilidade como dador (saiba mais aqui).

Os homens podem doar sangue a cada três meses e as mulheres a cada quatro.

Recorde-se que todo o sangue doado, incluindo as doações de dadores regulares, é testado quanto ao grupo de sangue, vírus da hepatite, VIH/sida, sífilis e outras doenças transmissíveis. Posteriormente, o sangue é separado em vários componentes (glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma) para que cada doação possa ajudar várias pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório