Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seixal entrega abaixo-assinado na AR por nova escola em Fernão Ferro

A Câmara do Seixal entregou hoje um abaixo-assinado na Assembleia da República pela construção "urgente" de uma escola básica e secundária em Fernão Ferro, no distrito de Setúbal, onde apenas existem instituições de pré-escolar e primeiro ciclo.

Seixal entrega abaixo-assinado na AR por nova escola em Fernão Ferro
Notícias ao Minuto

18:34 - 08/01/20 por Lusa

País Fernão Ferro

"A freguesia de Fernão Ferro tem hoje 20 mil habitantes, com quatro escolas básicas, mas não há nenhuma escola do segundo e terceiro ciclo, nem secundária", explicou à Lusa o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos (CDU).

Devido a esta situação, acrescentou, as crianças do concelho têm vindo a ser colocadas noutras freguesias, estando já a causar a sobrelotação da Escola Básica 2,3 Carlos Ribeiro, na Arrentela, que "já tem dez turmas a mais e não tem capacidade para absorver os alunos da sua área de residência".

"Nos próximos anos o que vai acontecer é que as crianças de Fernão Ferro, como a freguesia está na crescer muito, já não terão resposta na Carlos Reis e terão que ir para outras escolas mais longes com todos inconvenientes que isso tem para as famílias e para as próprias crianças", apontou.

Aliás, Joaquim Santos referiu que há crianças que já são colocadas "fora do concelho", nomeadamente em Sesimbra, também no distrito de Setúbal.

Foram estes os motivos que levaram à entrega do documento esta tarde ao vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, o qual foi subscrito por 4.370 pessoas.

"Decidimos avançar com a petição, porque já há mais de um ano que pedimos uma audiência ao senhor ministro da Educação [Tiago Brandão Rodrigues] sobre esta matéria e nem sequer resposta tivemos", frisou.

O abaixo-assinado será agora entregue à Comissão de Educação e a Câmara do Seixal espera que seja "agendado para discussão dentro de dois meses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório