Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Academia da NATO em Oeiras estará a funcionar em pleno em setembro

A Academia de Comunicações e Informação da NATO, em Oeiras, terá capacidade funcional total em meados de setembro deste ano, anunciou hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Academia da NATO em Oeiras estará a funcionar em pleno em setembro
Notícias ao Minuto

13:21 - 08/01/20 por Lusa

País NATO

"Nós já temos aquilo que se chama capacidade operacional inicial e vamos ter a capacidade operacional final no segundo semestre, talvez por volta de setembro", data que será publicamente assinalada, adiantou hoje o ministro da Defesa, no final de uma visita às instalações da Academia de Comunicações e Informação da NATO (NCI Academy, na sigla em inglês), no Reduto Gomes Freire, concelho de Oeiras.

"Temos a perspetiva de, quando isto estiver na 'velocidade de cruzeiro', ter cerca de oito mil pessoas anualmente a passar por aqui de todos os países da NATO e de alguns países parceiros da NATO", acrescentou o ministro da Defesa, que realçou o "significado imediato" que as instalações têm para a economia local.

João Gomes Cravinho considerou que a constituição deste 'hub' económico, onde convergem grandes empresas tecnológicas, universidades e a academia da NATO, cria um "nicho de excelência" para Portugal.

O objetivo, disse, é "alavancar" a academia do ponto de vista operacional mas também político, considerando que "a área da 'ciberdefesa' - uma das áreas de formação da NCI - é uma das melhores "para a cooperação entre a União Europeia e a NATO".

A transferência para Oeiras da Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO, anteriormente sediada em Latina, na Itália, resultou de um compromisso assumido em 2010 na sequência da reorganização dos comandos da Aliança Atlântica.

Na altura, a NATO decidiu desativar o `Allied Joint Force Command Lisbon, instalado em Oeiras´, e transferir a Escola NATO de Comunicações e Sistemas de Informação para Portugal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório