Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Médico cubano condenado por violação de 5 mulheres expulso da Ordem

Tribunal da Relação de Lisboa confirmou, em dezembro de 2018, a pena de prisão efetiva.

Médico cubano condenado por violação de 5 mulheres expulso da Ordem
Notícias ao Minuto

19:09 - 07/01/20 por Notícias Ao Minuto

País Médicos

O médico cubano Aliesky Aguilera Valdes, condenado pela violação de cinco mulheres em Ponta Delgada, nos Açores, foi expulso da Ordem dos Médicos, avança a RTP3. 

O presidente do Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos, Carlos Pereira Alves, disse à Lusa que a decisão de expulsar o médico cubano foi tomada hoje na habitual reunião mensal daquele órgão da Ordem dos Médicos.

Recorde-se que o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou, em dezembro de 2018, a pena de prisão efetiva para o médico que, em janeiro, tinha sido condenado pelo Tribunal de Ponta Delgada.

De acordo com a RTP Açores, o médico cometeu os abusos sexuais, no verão de 2016, nos serviços de urgências do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel.

Nessa altura, foram seis as mulheres que apresentaram queixa da conduta do médico depois de terem recorrido às urgências do hospital em questão.

O canal de televisão açoriano revelou que, mesmo em casos como febre, dores de garganta ou dores de ouvidos, o médico mandava as vítimas despirem-se para lhes apalpar os seios e os órgãos genitais, alegando que lhes tinha de fazer exames ginecológicos.

Em setembro do ano passado, a Justiça procurava o médico condenado por violação nos Açores, emitindo um mandado de detenção, uma vez que este se encontrava em "local desconhecido".

[Notícia atualizada às 19h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório