Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Maria do Céu, a franciscana portuguesa que privou com sete Papas

Lavou as roupas de Pio XII, privou com o Papa Francisco e acredita que conhecer os chefes supremos da Igreja Católica é uma "bênção".

Maria do Céu, a franciscana portuguesa que privou com sete Papas
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/01/20 por Filipa Matias Pereira

País Papa

Maria do Céu Pereira tem 90 anos, nasceu em Portugal e já acompanhou sete Papas. A franciscana missionária de Maria rumou ao Vaticano há 70 anos. Lavou as roupas de Pio XII, privou com o Papa Francisco e acredita que conhecer os chefes supremos da Igreja Católica é uma "bênção".

Em entrevista ao Rome Reports no início de 2020, a religiosa recordou que se sentiu atraída para a vida da fé "talvez inconscientemente" quando olhou, em criança, para o altar da Virgem Maria. "Foi assim que senti essa vocação", explicou, recordando que na altura havia um menino interessado nela.

Foi em Roma que fez os votos para seguir este caminho e recorda com emoção a primeira vez que entrou na Basílica de São Pedro. "Tenho de estar feliz por estar aqui. Nem todas as pessoas têm a oportunidade de vir a Roma e de ver o Papa", confessou.

Para Maria do Céu, ter tido oportunidade de estar perto de sete Papas tem sido "uma bênção". Ao longo deste percurso, teve oportunidade de ajudar a cuidar do Papa Pio XII, que recorda como sendo "muito místico. Parecia ver o céu aberto".

Há pouco tempo, a franciscana conheceu o Papa Francisco e contou-lhe um pouco da sua história de vida. "Disse-lhe que era portuguesa e convidei-o para nos visitar [a ordem religiosa]".

Se pudesse definir o seu percurso numa frase, Maria do Céu não tem dúvidas de qual seria: "Foi uma vida em prol dos outros. Se não nos entregarmos a outros, qual a razão de viver? Mas sempre o Senhor primeiro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório