Em 24 horas, a Força Aérea Portuguesa realizou quatro transportes médicos urgentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e dos Açores para o continente.
Numa nota publicada no site oficial, o ramo das Forças Armadas detalha cada uma das situações, destacando que "entre os pacientes transportados estavam uma grávida de 30 semanas e dois idosos". A primeira deu-se na noite de 3 de janeiro, quando um Falcon 50 transportou "uma doente, de 41 anos, de Ponta Delgada, nos Açores, para o continente".
Ao final da tarde do dia 4, a mesma aeronave encaminhou uma grávida de 30 semanas.
A acompanhar estas missões "foi uma equipa de saúde militar, do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea", é também explicado.
Também no dia 4 de janeiro, uma aeronave C-295M "transportou um doente da Graciosa para a Terceira", nos Açores". Nessa noite, também encaminhou "dois idosos de urgência do Porto Santo para o Funchal", na Madeira.
Nestas missões estiveram envolvidas diversas tripulações de alerta: Dos destacamentos da Esquadra 502 - 'Elefantes', no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, e na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, e da Esquadra 504 - 'Linces', de alerta no Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela.
Leia Também: Força Aérea transportou mais de 650 doentes e salvou 26 vidas no mar