Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Federação dos Médicos acusa ministério de inércia nos casos de violência

"A população desespera por cuidados atempados e de qualidade. Os médicos, na linha da frente do SNS, são um alvo fácil para o seu descontentamento", sublinha a força sindical.

Federação dos Médicos acusa ministério de inércia nos casos de violência
Notícias ao Minuto

12:00 - 04/01/20 por Mafalda Tello Silva

País Médicos

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) deixou duras críticas ao Governo devido aos casos de violência contra profissionais de saúde que tem sido expostos nos últimos dias. 

"Esta escalada de violência é também um reflexo do atual estado de degradação do Serviço Nacional de Saúde e da desresponsabilização do Ministério da Saúde quanto à garantia do direito à Saúde do cidadão e das condições de trabalho dos seus profissionais", pode ler-se num comunicado enviado às redações pela comissão executiva da força sindical. 

Em particular, o FNAM ainda acusa a Ministra da Saúde de continuar "a não responder aos pedidos de reunião por parte dos sindicatos médicos", recusando-se a "auscultar os problemas laborais dos médicos".

Manifestando "a sua total solidariedade para com os médicos que foram vítimas de agressões na última semana", a FNAM condenou "veementemente qualquer ato de agressão dirigido contra um médico no exercício da sua função. 

"A população desespera por cuidados atempados e de qualidade. Os médicos, na linha da frente do SNS, são um alvo fácil para o seu descontentamento", é sublinhado. 

Sob estas acusações, a FNAM exige que todos os médicos que haja investimento "em estratégias e mecanismos de segurança nos estabelecimentos de saúde, como previsão de circuitos de fuga, botões de emergência e equipas de segurança, policiamento em todos os serviços com dimensão, potencial de conflito ou antecedentes de violência que o justifiquem".

A estrutura sindical pede ainda "protocolos instituídos pela entidade empregadora que garantam o correto acompanhamento dos profissionais agredidos, em todas as dimensões necessárias", tal como um "enquadramento legal específico para a agressão contra o profissional de saúde no exercício das suas funções", que torne este crime "de carácter público", com "consequências mais sérias" e reconheça "à profissão médica o estatuto de risco, desgaste rápido e penosidade acrescida".

Leia Também: ARSLVT repudia agressão a médico e garante apoio a profissionais de saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório