Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu a bailarina que "dançará para sempre" na memória do país

Carolina Gil tinha 25 anos e morreu na sequência de um cancro no pulmão.

Morreu a bailarina que "dançará para sempre" na memória do país
Notícias ao Minuto

18:51 - 03/01/20 por Filipa Matias Pereira

País Carolina Gil

Carolina Gil perdeu a batalha contra o cancro. A bailarina e instrutora de pilates morreu aos 25 anos, depois de uma luta intensa e em que tentou passar uma mensagem positiva, repleta de determinação e confiança na superação. Mas a doença venceu... Ainda assim, Carolina "dançará para sempre" na memória do país.

A bailarina foi convidada para "O Programa da Cristina" e deu a conhecer a sua história. No espaço da entretenimento da SIC, a jovem explicou que os primeiros sintomas chegaram em março de 2019. Começou por se sentir cansada e recorreu ao hospital. O primeiro diagnóstico? Ansiedade.

Mais tarde, durante uma sessão fotográfica, a perna de Carolina inchou de tal forma que a obrigou a retornar à unidade hospitalar. "Tinha um diagnóstico [de tromboembolismo], mas não tinha uma causa. Tinha dois marcadores tumorais altíssimos e tive alta", recordou.

Mais duas idas às urgências, mais dois regressos com alta. Só quando chegou a tosse com sangue é que, nas urgências de outro hospital, a instrutora de pilates fez uma TAC e os médicos perceberam que tinha um pulmão a colapsar. Porém, havia notícias piores e não tardariam a chegar: o líquido do pulmão tinha células tumorais. O cancro estava no pulmão e tinha metástases nos ossos e no cérebro.

Com consciência de que tinha um tumor metastizado de grau IV, Carolina acreditava que cada dia "era uma vitória". Carolina sabia que a vida "tinha um prazo", mas quis transformar a sua "história triste numa coisa boa. Se eu sorrir, o mundo vai sorrir-me de volta". O pai, por sua vez, também no mesmo programa, dizia não estar preparado "para ver a filha morrer".

E era o pensamento positivo que Carolina passava na página da rede social Instagram, onde partilhava o quotidiano da sua batalha contra o cancro. Numa das últimas fotos partilhadas no perfil, pode ver-se Carolina internada, a descansar numa cama de hospital, onde passou o Natal.

Ver essa foto no Instagram

Zzzz . . . #sleep #curingsleep #curingcancer #cancerfighter

Uma publicação compartilhada por Cäro (@caro.lina.gil) em 26 de Dez, 2019 às 9:30 PST

A notícia da morte de Carolina chegou a público através da partilha, esta sexta-feira, de uma publicação por parte do Jazzy Dance Studios na rede social Facebook. O estúdio onde a jovem dançava lamenta a partida e escreve: "Dançarás para sempre connosco, Carolina".

Também nas redes sociais, vários foram os utilizadores que identificaram a bailarina em publicações onde se lamenta a sua morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório