Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

GNR resgatou 763 migrantes nas missões da Frontex realizadas em 2019

Os militares da GNR envolvidos em várias missões da Agência Europeia de Fronteira e Guarda Costeira (Frontex) resgataram 763 migrantes num total de cerca de três mil pessoas auxiliadas em 2019, indicou hoje a corporação.

GNR resgatou 763 migrantes nas missões da Frontex realizadas em 2019
Notícias ao Minuto

16:08 - 03/01/20 por Lusa

País GNR

Num comunicado de balanço das missões Frontex realizadas no ano passado, a Guarda Nacional Republicana refere que auxiliou cerca de três mil migrantes, dos quais 763 foram resgatados de 225 embarcações detetadas.

No ano passado, a GNR participou em diversas missões da agência europeia Frontex que visaram prevenir, detetar e reprimir casos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo "fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas".

No âmbito destas missões, os militares da GNR realizaram também 1.160 patrulhas, empenharam mais de sete mil horas, percorreram cerca de 95 mil quilómetros em terra e 7.500 milhas náuticas no mar, além de terem fiscalizado mais de 20 mil veículos fiscalizados.

A GNR controlou ainda cerca de 35.000 pessoas, tendo sido impedidas 204 entradas ilegais no espaço Schengen.

A GNR refere que destacou 111 militares de diversas valências policiais para participarem em missões da Frontex em vários países europeus, como a Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Macedónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.

Os militares desempenharam missões e tarefas relacionadas com vigilância marítima e operações de busca e salvamento, vigilância terrestre e apoio ao controlo das fronteiras, investigação criminal e gestão de apoio logístico para a projeção de militares e agentes policiais em diversas missões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório