Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Surto de gripe vai alastrar. Algarve e Madeira com grau elevado

De acordo com a previsão do 'Despertador das Farmácias', o surto da gripe vai alastrar a todo o país na primeira semana do ano. O barómeto que antecipa a atividade gripal refere que o surto vai atingir o grau 4 (elevado) na Madeira, no Algarve e num concelho do Baixo Alentejo - Almodôvar.

Surto de gripe vai alastrar. Algarve e Madeira com grau elevado
Notícias ao Minuto

14:03 - 03/01/20 por Melissa Lopes

País Gripe

Na primeira semana do ano, o surto de gripe vai alastrar a todo o país, de acordo com a previsão do 'Despertador das Farmácias', barómetro que antecipa a atividade gripal a partir dos dados da dispensa de medicamentos.

Na Região Autónoma da Madeira, no distrito do Algarve e no concelho de Almodôvar o surto vai atingir o grau 4 (alto), adianta o barómetro numa nota enviada às redações

É nestas regiões que se prevê maior afluência aos serviços de saúde.

No restante território continental e nos Açores, o surto vai atingir grau 3 (moderado) na primeira semana do ano, mas ainda com tendência para o aumento de novos casos, de acordo com a previsão do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.

"De acordo com os dados provenientes da atividade das farmácias, já alcançámos o nível de atividade epidémica correspondente ao pico de gripe da temporada do ano passado", assinala António Teixeira Rodrigues, diretor do CEFAR. O que corresponde à previsão que a Direção-Geral de Saúde havia feito em meados de dezembro

"Como a atividade da gripe ainda deverá continuar a aumentar, podemos dizer que o surto que atravessamos é pelo menos tão severo quanto o anterior", acrescenta, rejeitando, contudo, qualquer razão para alarmismos, "até porque o surto do ano passado foi moderado"

Neste sentido, aconselha-se  as pessoas a tomarem "medidas de prevenção dos contágios" de imediato, designadamente lavar frequentemente as mãos, evitar ambientes fechados com grande concentração de pessoas e usar lenços descartáveis. 

O 'Despertador das Farmácias', sublinhe-se, prevê a atividade gripal, concelho a concelho, com base nos números diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório