Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Primeiro fim de semana do ano com sol a brilhar e muito frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de semana sem chuva no território continental. Mas atenção ao frio: Os meteorologistas continuam a assinalar o "acentuado arrefecimento noturno" e é esperada uma "pequena descida da temperatura mínima".

Primeiro fim de semana do ano com sol a brilhar e muito frio
Notícias ao Minuto

08:20 - 03/01/20 por Melissa Lopes

País Tempo

Os primeiros dias do ano têm sido um misto entre sol a brilhar, nevoeiro matinal, algumas nuvens e muito frio. Nada de anormal para a época, portanto. 

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A previsão aponta para a possibilidade de períodos de chuva em geral fraca nos distritos de Braga e Viana do Castelo. 

O IPMA refere ainda a formação de geada no interior das regiões Norte e Centro e neblina ou nevoeiro matinal, que pode persistir até ao início da tarde em alguns locais, em especial no nordeste transmontano e Beira Alta.

Até ao meio dia desta sexta-feira, mantém-se, em Bragança, o aviso de nevoeiro a persistir em alguns locais, em particular junto a linhas de água, com possível formação de sincelo e temperaturas máximas inferiores a 5ºC.

Registar-se-á ainda esta sexta-feira uma subida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul. 

No sábado, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental, assi como a persistência de neblina ou nevoeiro matinal. Além disso, é esperada "uma pequena descida da temperatura mínima". O IPMA sublinha ainda o "acentuado arrefecimento noturno", situação que persiste no domingo

Quanto a temperaturas máximas, Faro será este sábado o distrito mais quente ao atingir os 18ºC de máxima. Vila Real deverá ser o distrito com a máxima mais baixa, não indo além dos 5ºC. Lisboa espera máximas de 16ºC e o Porto de 14ºC. As mínimas oscilam entre os 8ºC, em Lisboa, os 7ºC em Faro, os 6ºC no Porto, 1ºC em Vila Real e -1ºC tanto na Guarda como em Bragança. Mínimas que deverão cair no domingo, dia em que os termómetros na Guarda vão atingir os -3ºC, Bragança os -2ºC e -1ºC em Vila Real

Na Madeira e no Porto Santo, onde as máximas rondam os 21ºC, o céu apresentar-se-á nublado tanto esta sexta-feira, como no sábado e domingo. 

No arquipélago dos Açores, o IPMA regista a possibilidade de aguaceiros em todos os grupos este fim de semana, variando a temperatura máxima entre os 17ºC e os 19ºC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório