Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PSP sugere transportes públicos para passagem de ano na Praça do Comércio

PSP vai reforçar as medidas de segurança em Lisboa e pede às pessoas para irem de forma antecipada para um dos principais palcos das celebrações.

PSP sugere transportes públicos para passagem de ano na Praça do Comércio
Notícias ao Minuto

11:43 - 30/12/19 por Fábio Nunes

País Réveillon

A Praça do Comércio, em Lisboa, é tradicionalmente um dos locais mais procurados para as celebrações da passagem de ano. Milhares de pessoas costumam aglomerar-se todos os anos naquela zona para assistir aos concertos e ver o espetáculo de fogo de artifício, algo que não será diferente nesta passagem de ano.

Nesse sentido, a PSP deu esta segunda-feira uma conferência de imprensa na qual deu a conhecer o plano de segurança para a passagem de ano. A subintendente Sofia Godinho anunciou o reforço das medidas de segurança na Praça do Comércio e nas zonas em redor e fez dois pedidos em particular aos foliões.

“Pedimos que a maioria das pessoas venha de forma antecipada e de transportes públicos”, destacou a subintendente, que depois falou sobre os pontos a partir dos quais não será possível aceder à Praça do Comércio de veículos motorizados quando os ponteiros do relógio chegarem às 17h. Esses pontos são as interseções da Avenida Mouzinho de Albuquerque com a Avenida Infante Dom Henrique, do Martim Moniz com a Praça da Figueira, dos Restauradores com o início do Rossio e da Avenida Dom Carlos I com a Avenida 24 de Julho.

Estão são as outras vias que vão ser cortadas: Rua de São Paulo; Praça Duque de Terceira/Cais do Sodré (trânsito é desviado para a Rua do Alecrim ou inverte e segue para a Avenida 24 de Julho);  Rua do Arsenal; Rua da Alfândega com a Praça do Comércio; Rua Vitor Cordom com a Calçada do Ferregial;  Rossio – Praça D. Pedro IV, encerrado o acesso à Rua do Ouro; Praça da Figueira – encerrado o acesso à Rua dos Fanqueiros e Rua dos Douradores; Rua da Conceição vai ser encerrada.

“Há um outro perímetro mais interior por forma a fazermos os controlos de acesso à Praça do Comércio, que vai ter oito pontos de entrada na Praça do Comércio e apenas um ponto de saída, que fica mais perto da Ribeira das Naus”, disse Sofia Godinho.

A PSP indicou que nestes oito pontos de entrada serão feitas revistas, e a subintendente apelou às pessoas para terem em atenção a lista de objetos que não podem levar para o perímetro das celebrações de passagem de ano na Praça do Comércio. Entre esses objetos destacou as garrafas de vidro, chapéus de chuva, megafones e relembrou que as mochilas devem ser inferiores ao tamanho A3.

Este ano os Ornatos Violeta e os Xutos & Pontapés vão atuar na Praça do Comércio na noite de 31 dezembro. Os concertos tem ínicio marcado para as 21h30. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório