Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Que tempo lhe reserva o início de 2020? Sol e muito frio

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um "acentuado arrefecimento noturno" no dia 1 de janeiro. Calor a sério só mesmo no Funchal.

Que tempo lhe reserva o início de 2020? Sol e muito frio
Notícias ao Minuto

12:48 - 28/12/19 por Melissa Lopes

País Tempo

Depois da chuva e do vento, o céu azul e o sol vieram para ficar até ao final do ano (e além disso). Este sábado, o último de 2019, o céu apresenta-se geralmente limpo, com  períodos de maior nebulosidade em alguns locais do interior Norte e Centro mas só até ao meio da manhã. O domingo, a segunda e terça-feira, último dia do ano, serão marcado por algumas nuvens que não impedirão, contudo, o sol de brilhar. 

Apesar dos dias luminosos que se seguem, o IPMA alerta para o "acentuado arrefecimento noturno nas regiões do interior", uma situação que se manterá no primeiro dia do ano. 

As máximas oscilam este sábado entre os 20ºC em Leiria e Braga, os 19ºc em Faro, Setúbal, Évora, Portalegre, Aveiro e Viana do Castelo, os 17ºC em Lisboa e em Coimbra, os 14ºC na Guarda, os 11ºC em Vila Real e os 10ºC em Bragança, o distrito mais frio, onde os termómetros caem até aos -2ºC. 

A amplitude térmica prevista é significativa. Não se deixe, por isso, 'encantar' com o sol de inverno porque as noites esperam-se frias. Por exemplo, em Braga, os termómetros descem até aos 3ºC de mínima, depois de atingirem hoje uma máxima de 20ºC durante o dia (são 17ºC de diferença). 

Para terça-feira, o IPMA prevê uma pequena descida das temperaturas máximas, assim como no dia 1.

Em sentido oposto está o arquipélago dos Açores, onde o sábado está a ser marcado por chuva em todos os grupos. As máximas rondam, hoje, os 16ºC e os 20ºC. Só no domingo é que a chuva poderá fazer uma pausa no arquipélago, permanecendo o céu carregado de nuvens. 

A Madeira parece ser o melhor local para quem aprecia esta época festiva com temperaturas que lembram o verão. Para segunda-feira, o IPMA prevê que os termómetros cheguem aos 26ºC de máxima no Funchal. No último dia do ano, a temperatura chegará aos 23ºC e no dia seguinte aos 24ºC, ideal para os primeiros mergulhos de 2020. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório