Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinas da Meningite B, HPV e rotavírus no Plano Nacional a 1 de outubro

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Vacinas da Meningite B, HPV e rotavírus no Plano Nacional a 1 de outubro
Notícias ao Minuto

10:53 - 27/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Vacinação

A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de outubro do próximo ano.

O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Será ainda incluída no PNV a vacina do rotavírus, mas apenas para grupos de risco a definir posteriormente.

"A comissão técnica de vacinação considerou que não havia critérios para a sua integração no programa de forma universal. Esta vacina vai, portanto, ser integrada no Programa Nacional de Vacinação para grupos de risco", assinalou Graça Freitas em conferência de imprensa. 

"O Programa Nacional de Vacinação tem estas vertentes: Para umas vacinas é generalista, aplica-se a todas, para outras aplica-se apenas a grupos de risco que mais beneficiam", esclareceu. 

Resumindo, Graça Freitas referiu que "vamos ter a vacina para a meningite B para todas as crianças no primeiro ano de vida, a vacina HPV também para os rapazes, administrada aos 10 anos de idade em duas doses, preferencialmente, e a vacina contra rotavírus para grupos de risco", reiterando o que, anteriormente já tinha sido dito pelo secretário de Estado da Saúde: "Nós temos um dos melhores programas de vacinação do mundo"

E isso deve-se à "elevada capacidade que os profissionais de saúde, sobretudo os enfermeiros, têm" e "um capital de confiança que os nossos concidadãos depositam na vacinação como medida de proteção individual da saúde e promoção da nossa saúde coletiva". 

"As vacinas são um direito, um dever e também um ato de responsabilidade e são um ato de solidariedade para aquelas poucas pessoas que não se podendo vacinar são protegidas por aquilo que chamamos a imunidade de grupo", disse ainda a diretora-geral da Saúde.

[Notícia atualizada às 11h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório