Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal e Andorra empenhados em aprofundar relações

Os Governos de Portugal e do Principado de Andorra, onde 14% da população é portuguesa, reafirmaram hoje "o compromisso e empenhamento mútuo em alargar e aprofundar a agenda bilateral".

Portugal e Andorra empenhados em aprofundar relações
Notícias ao Minuto

12:30 - 23/12/19 por Lusa

País Diplomacia

Numa declaração conjunta divulgada através de um comunicado, a propósito do 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, os dois Governos recordam que têm "unido esforços para criar e desenvolver um relacionamento sólido e abrangente, assente em estreitos laços de amizade e cooperação mútua".

Para a consolidação desta "relação especial", em muito contribuiu a forte presença da comunidade portuguesa em Andorra que atualmente representa cerca de 14% da população do Principado, prossegue o documento.

"Com esforço e talento, estes portugueses muito contribuíram para o desenvolvimento social, económico e cultural andorrano, para a aproximação entre os seus povos e para o aprofundamento das relações bilaterais entre ambos os países".

Os dois Governos manifestaram a intenção de "concretizar no futuro acordos de cooperação nas áreas da cultura, do turismo e da inovação, e aprofundar os já existentes em matéria da educação ou no domínio económico".

"Valorizamos mutuamente a indiscutível afinidade de posições a nível internacional, em particular no âmbito dos trabalhos da Cimeira Ibero-Americana, ou no quadro da União Europeia", afirmam os dois Governos.

E acrescentaram: "Portugal tem apoiado sem reservas a conclusão do Acordo de Associação União Europeia - Andorra e Andorra tem apoiado indubitavelmente as candidaturas de Portugal aos diferentes Organismos Internacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório