Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Cardeal José Tolentino Mendonça recebe hoje Medalha de Mérito da Madeira

O cardeal Tolentino de Mendonça recebe hoje, pelas 11h00, a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, atribuída pela Assembleia Legislativa, numa cerimónia no parlamento que poderá ser acompanhada pelo público no exterior, em recinto coberto.

Cardeal José Tolentino Mendonça recebe hoje Medalha de Mérito da Madeira
Notícias ao Minuto

06:23 - 23/12/19 por Lusa

País Tolentino Mendonça

A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) preparou "um grande espaço" para acolher as pessoas que queiram acompanhar a atribuição da Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira ao cardeal, "no exterior, junto à capela e porta principal", em recinto coberto e com capacidade para 250 lugares sentados, indica um comunicado.

De acordo com o parlamento da Madeira, o público poderá presenciar a chegada do cardeal e seguir a cerimónia através de écrãs gigantes e de um sistema de som montados para o efeito, sendo que a chegada de Tolentino de Mendonça está prevista "para pouco depois das 10:30", acompanhado pelos familiares e pelo bispo do Funchal, Nuno Brás.

Antes da cerimónia, José Tolentino Mendonça é recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, na "Sala Rosa" do parlamento, onde lhe será oferecido, da autoria do escultor Ricardo Veloza, um `graffiti´ com a imagem do cardeal.

O ato solene de atribuição da Medalha de Mérito a D. Tolentino Mendonça acontece às 11:00 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, prevendo-se intervenções de José Manuel Rodrigues e de Tolentino de Mendonça.

A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira foi criada há 40 anos para "galardoar as entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, que tenham prestado assinaláveis serviços à Região ou que, por qualquer outro motivo, a Região entenda dever distinguir", destaca a ALM, no comunicado.

A atribuição da Medalha de Mérito pelo parlamento madeirense representa, assinala o parlamento madeirense, o reconhecimento do percurso de vida do cardeal, poeta e professor, nascido em dezembro de 1965, em Machico. José Tolentino Mendonça, de 54 anos, é o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, após o cardeal de Bangui (República Centro-Africana), Dieudonné Nzapalainga, de 52 anos.

É autor de numerosos livros pelos quais ficou conhecido nos mais diversos quadrantes sociais. O madeirense, arquivista do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, iniciou os estudos em Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em Teologia Bíblica.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório