Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Rebentou segundo dique do Mondego que estava em risco

O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho já confirmou a situação.

Rebentou segundo dique do Mondego que estava em risco
Notícias ao Minuto

22:07 - 22/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Mau tempo

"Vamos ter de manter uma vigilância muito apertada", começou por dizer às televisões Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, confirmando que um segundo dique periférico do rio Mondego, que estava em rotura iminente, terá acabado por rebentar ao início da noite deste domingo.

De acordo com o autarca, a rotura terá cerca de 30 metros e ocorreu no sítio que já tinha sido hoje identificado como um potencial problema pela autoridades

"Onde já tínhamos visto que a situação era crítica, o dique colapsou e está a entrar uma grande quantidade de água. Na outra parte, está a laminar por cima do dique. O que vai acontecer é que o próprio dique vai se perder e a água vai também entrar em maior quantidade", explicou o responsável que se encontra no local. 

Emílio Torrão adiantou também que o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, já foi informado da situação e que irá entrar em contacto com a EDP para garantir que sejam evitadas "descargas" nas próximas horas. 

"Estamos confiantes que esta situação se pode resolver. No entanto, o presidente da Câmara reforçou que esta dupla rotura tem de ser monitorizada para garantir que a sua estabilidade. 

Por precaução, a Proteção Civil já tinha lançado, esta tarde, um aviso de evacuação da zona baixa da localidade do Casal Novo do Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório