Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

SEF sinaliza em Lisboa três crianças vítimas de tráfico de seres humanos

Menores viajavam com falsos pais.

SEF sinaliza em Lisboa três crianças vítimas de tráfico de seres humanos
Notícias ao Minuto

13:42 - 21/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Tráfico humano

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), deteve, no início deste mês, um cidadão estrangeiro por fortes indícios da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos, quando, à chegada ao Aeroporto de Lisboa, num voo proveniente de Angola, conduzia dois menores de 9 e 15 anos, alegando ser seus filhos.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o SEF revela que, desde logo, foram suscitadas dúvidas quanto à paternidade das crianças.

De forma a acautelar o superior interesse das crianças, foi solicitado ao Ministério Público do Tribunal de Família e Menores a realização de um teste de ADN, cujo resultado conhecido esta sexta feira veio a revelar "excluído de forma conclusiva” os laços de parentesco invocados.

Os menores foram assim sinalizados como vítimas de tráfico de seres humanos e encaminhados para uma casa de acolhimento segura, onde vão aguardar os ulteriores trâmites processuais.

Também no decorrer deste mês de dezembro, o SEF detetou uma outra situação similar no aeroporto de Lisboa. Uma mulher de nacionalidade estrangeira fazia-se acompanhar por uma criança, de 11 anos, alegando ser sua mãe.

Depois de realizado o teste de ADN, ficou comprovado a inexistência de laços de parentesco. A criança foi, tal como os outros dois menores, encaminhada para uma casa de acolhimento segura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório