SEF sinaliza em Lisboa três crianças vítimas de tráfico de seres humanos

Menores viajavam com falsos pais.

crianças, escola, mochila

© iStock

Notícias Ao Minuto
21/12/2019 13:42 ‧ 21/12/2019 por Notícias Ao Minuto

País

Tráfico humano

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), deteve, no início deste mês, um cidadão estrangeiro por fortes indícios da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos, quando, à chegada ao Aeroporto de Lisboa, num voo proveniente de Angola, conduzia dois menores de 9 e 15 anos, alegando ser seus filhos.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o SEF revela que, desde logo, foram suscitadas dúvidas quanto à paternidade das crianças.

De forma a acautelar o superior interesse das crianças, foi solicitado ao Ministério Público do Tribunal de Família e Menores a realização de um teste de ADN, cujo resultado conhecido esta sexta feira veio a revelar "excluído de forma conclusiva” os laços de parentesco invocados.

Os menores foram assim sinalizados como vítimas de tráfico de seres humanos e encaminhados para uma casa de acolhimento segura, onde vão aguardar os ulteriores trâmites processuais.

Também no decorrer deste mês de dezembro, o SEF detetou uma outra situação similar no aeroporto de Lisboa. Uma mulher de nacionalidade estrangeira fazia-se acompanhar por uma criança, de 11 anos, alegando ser sua mãe.

Depois de realizado o teste de ADN, ficou comprovado a inexistência de laços de parentesco. A criança foi, tal como os outros dois menores, encaminhada para uma casa de acolhimento segura.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas