Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

10 regras simples para ter um Natal sem desperdício, segundo a Quercus

A quadra natalícia é sempre propícia a exageros à mesa. Acontece que, por vezes, é mais o que sobra do que aquilo que se come. É assim na sua casa? Saiba como pode reduzir o desperdício (também nos presentes) em dez passos.

10 regras simples para ter um Natal sem desperdício, segundo a Quercus
Notícias ao Minuto

15:59 - 20/12/19 por Melissa Lopes

País Natal

Tendo em mente que a  noite de Natal é uma noite especial mas em que existe uma tendência natural para haver muita comida à mesa, a associação Quercus  definiu 10 regras para reduzir o desperdício nesta quadra. 

Normalmente, diz a Quercus, as pessoas compram e cozinham alimentos muito mais do que é, efetivamente, necessário. É o seu caso? 

"Seguindo dicas simples, é possível chegar ao desperdício zero", palavra de ambientalistas. 

1- Número de pessoas à mesa

Se tivermos em conta o número certo de pessoas que estarão presentes na noite de Natal, será muito mais fácil preparar a ceia, sem exageros, pensando previamente no que será necessário comprar

2- Lista de compras

É imprescindível fazer uma lista de compras verificando previamente o que temos em casa disponível e o que será, efetivamente, necessário comprar, para que não se façam compras desnecessárias. 

3- Cozinha sustentável

Cozinhe em casa. Separe ao cozinhar todos os resíduos gerados. As embalagens plásticas para o ecoponto amarelo. O vidro para o ecoponto verde e o papel para o azul. Tudo o que são resíduos orgânicos, como por exemplo cascas de batatas, deverão seguir, se possível, para compostagem.

4- No final da refeição

Todos os restos de comida que ficarem nos pratos devem, se possível, ser encaminhados para compostagem.

5- Doces de Natal

Aposte nos doces típicos de Natal que aproveitam sobras de pão duro. São muito fáceis de fazer, típicos, e aproveitam sempre os restos de pão de há vários dias, como por exemplo os tradicionais “mexidos”. 

6- Doses pequenas

Há sempre a tendência para a variedade. Faça doses pequenas de tudo. Se um doce acabar, mais vale comer de um outro, do que haver quantidades de doces a mais. 

7- Entrega de comida

Se, ainda assim, sobrar comida ou doces de Natal aptos para consumo, não se esqueça que existem instituições de solidariedade que os recebem para distribuição por quem mais precisa.

8- Presentes

Na altura de abrir os presentes, lembre-se de não rasgar os papeis.  Há embrulhos que poderão perfeitamente ser reutilizados nos anos vindouros. 

9- Reciclagem

Os embrulhos rasgados devem ser encaminhados para reciclagem. O papel deverá ser colocado no ecoponto azul. Sendo que todos os artigos plastificados devem ser colocados no amarelo.

10 - Decoração

Decore a mesa de Natal com decorações feitas por si, reutilizadas de outros anos e que possa voltar a usar. Não use guardanapos, nem tolha de papel. Dê preferência aos artigos de pano.

Alinha no desafio? 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório