Em Joane, a força da tempestade Elsa dobrou postes de eletricidade

Os ventos que se fizeram sentir tiveram repercussões em pelo menos seis postos de eletricidade.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira
19/12/2019 12:25 ‧ 19/12/2019 por Filipa Matias Pereira

País

Elsa

A depressão Elsa chegou a território continental na quarta-feira e, sobretudo no Norte do país, tem feito vários estragos. Em Joane, concelho de Famalicão, distrito de Braga, a força do vento fez-se notar nos postes de média tensão. 

Ao Notícias ao Minuto, fonte dos Bombeiros Voluntários Famalicenses revelou que o alerta para as ocorrências foi dado por volta das 3h00 da madrugada desta quinta-feira. Embora os bombeiros não consigam precisar o número de postos de eletricidade afetados, serão certamente "mais do que seis". 

Os operacionais deslocaram-se ao local e a situação acabou por ser reportada à EDP, que procedeu ao corte da energia. Aliás, face ao mau tempo, a elétricaativou o estado de 'perturbado' no Norte do país, sendo que o restante território do país está em modo 'alerta', uma situação que foi ativada ainda na quarta-feira, adiantou fonte oficial da EDP Distribuição ao Notícias ao Minuto.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ao final do dia de quarta-feira um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva "forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada".

Este aviso vigora entre as 12h00 e as 21h00 em Vila Real e Braga, e entre as 12h00 e as 18h00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.

Percorra a galeria e confira as imagens dos postes de média tensão afetados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas