Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sismo de 4.5 na escala de Richter sentido na ilha de São Miguel

Um sismo de magnitude 4.5 na escala de Richter foi sentido quarta-feira na ilha de São Miguel, nos Açores, com epicentro perto dos ilhéus das Formigas, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros.

Sismo de 4.5 na escala de Richter sentido na ilha de São Miguel
Notícias ao Minuto

06:44 - 19/12/19 por Lusa

País Sismo

O sismo de 4.5 na escala de Richter foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 23h19 locais (00h19 em Lisboa) de quarta-feira na ilha de São Miguel com epicentro cerca de 10 quilómetros a nordeste dos ilhéus das Formigas.

De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Povoação e Nossa Senhora dos Remédios (concelho de Povoação, ilha de São Miguel).

Ainda na ilha de São Miguel, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV nas freguesias do Faial da Terra e Ribeira Quente (concelho de Povoação).

O sismo foi também sentido com intensidade III na escala de Mercalli modificada nas freguesias de Furnas e Água Retorta (concelho de Povoação) de Nordeste, São Pedro do Nordestinho, Santana, Achada, Achadinha e Salga (concelho do Nordeste), de Ponta Garça, São Miguel, São Pedro e Água d'Alto (concelho de Vila Franca do Campo).

Ainda com intensidade III na escala de Mercali Modificada, o sismo foi sentido nas freguesias de S. Brás e Porto Formoso (concelho de Ribeira Grande), de Ribeira Chã, Água de Pau, Cabouco e Rosário (concelho de Lagoa) e de Livramento, Fajã de Baixo, São Pedro, São Sebastião e Capelas (concelho de Ponta Delgada).

Foi ainda sentido com intensidade II/III na freguesia de Ginetes (concelho de Ponta Delgada).

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório