Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"É absurda esta tentativa de o mostrar como um perigoso criminoso"

Ana Gomes comentou o caso Rui Pinto no espaço habitual de comentário na SIC Notícias.

"É absurda esta tentativa de o mostrar como um perigoso criminoso"
Notícias ao Minuto

22:52 - 18/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Rui Pinto

Ana Gomes falou, no seu espaço de comentário habitual na SIC Notícias, sobre o caso Rui Pinto, no dia em que começou a fase de instrução do processo em que o hacker português é acusado de quase 150 crimes.

"Tanto quanto eu percebo vai haver julgamento, pode ser por alturas de março, e era isso, certamente, que os advogados de defesa de Rui Pinto pretendiam", começou por referir a ex-eurodeputada, acrescentando que, com a abertura de instrução, a defesa do pirata informático queria discutir "questões de direito que têm a ver com a acusação dos 147 crimes". Um número de crimes "que mostra o encarniçamento do Ministério Público" contra o criador do Football Leaks.

Ana Gomes, uma das vozes que se tem manifestado na defesa de Rui Pinto diz não ter "muitas dúvidas" que a "decisão será no sentido de prosseguir para julgamento", sendo evidente que nesta fase o hacker falará. 

"O que vejo é que o objetivo era poder mantê-lo em preventiva porque se chegasse o dia 19 de janeiro terminaria o prazo da prisão. Se ela não for antes revalidada pela decisão de ir a julgamento ele teria de ser solto", relembrou, considerando que "o objetivo de muita gente é mantê-lo preso porque têm muito medo do que ele venha a dizer".

Questionando o que é a Doyen e levantando algumas questões sobre o fundo, Ana Gomes afirma que "o único crime dos tais 147 que justificaria a prisão preventiva era o de tentativa de extorsão". E deixa uma questão: "Quantos outros indivíduos acusados de extorsão na forma tentada estão ou estiveram em prisão preventiva nos últimos 20 anos?" "Há aqui alguns aspetos de encarniçamento que são muito preocupantes", reiterou. 

O que a Justiça devia fazer?

Já sobre o que a justiça portuguesa devia fazer, a ex-eurodeputada é peremptória: levar Rui Pinto o quanto antes a tribunal. "É um absurdo mantê-lo preso. É absurda esta tentativa de o mostrar como um perigoso criminoso, levando-o algemado", destacou. 

Para Ana Gomes, "era justo que nós tivéssemos notícia que a justiça portuguesa estava a investigar os crimes que ele expôs", acrescentando que outros países já iniciaram investigações sobre estes, "algumas delas paradas porque ele foi preso". 

De lembrar que em 19 de setembro, o Ministério Público acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, do fundo de investimento Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de dezenas de documentos confidenciais destas entidades.

Rui Pinto sabe a 13 de janeiro, pelas 14 horas, se vai a julgamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório