Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PJ faz Buscas na SAD do Boavista

A Polícia Judiciária realizou esta quarta-feira buscas nas instalações da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Boavista, no Porto, e numa empresa de organização de eventos. Em causa estão suspeitas de crime de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

PJ faz Buscas na SAD do Boavista
Notícias ao Minuto

10:25 - 18/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Boavista

A notícia da realização de buscas na SAD do Boavista no âmbito de um inquérito crime relacionado com fraude fiscal e branqueamento foi avançada pelo Jornal de Notícias e entretanto confirmada pela Procuradoria-Geral da  República.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, estando envolvidos na operação meios da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária, acrescenta a PGR, em resposta enviada à agência Lusa.

Ainda de acordo com o JN, elementos da Autoridade Tributária também participam nas buscas (domiciliárias e não domiciliárias) que decorreram em simultâneo na região do Grande Porto. Ainda não haverá arguidos constituídos.

Em comunicado, a PJ desvenda que foram  levadas a cabo dez buscas domiciliárias e três buscas não domiciliárias (que incluíram dois escritórios de advogados, duas sociedades anónimas desportivas e dois cofres bancários), realizadas nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Aveiro.

De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, refere a Judiciária, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de atividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos.

Os suspeitos envolvidos serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de faturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos. Para o branqueamento foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos.

Para concretizarem as atividades ilícitas referidas os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado, acrescenta a PJ, sem se referir especificamente ao Boavista, e adiantando que até ao momento "foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros". 

A operação policial envolveu cerca de 80 elementos, incluindo a participação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público e dele resultou a apreensão de documentação diversa relacionada com os factos em investigação.

[Notícia atualizada às 12h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório