Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Elsa está a chegar. Chuva forte coloca cinco distritos sob aviso laranja

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Elsa está a chegar. Chuva forte coloca cinco distritos sob aviso laranja
Notícias ao Minuto

06:50 - 18/12/19 por Lusa

País IPMA

A depressão Elsa está a aproximar-se de Portugal continental e os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira.

A chuva levou também o IPMA a emitir aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria até às 03h00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra devido ao vento forte com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.

Este aviso amarelo para o vento vai estar em vigor entre as 15h00 de hoje e as 21h00 de quinta-feira.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às 06h00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto, a Proteção Civil emitiu um novo aviso à população, alertando para a precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa nas próximas 48 horas.

Recorde-se que a depressão Elsa terá o seu epicentro no território continental amanhã. É esperada precipitação forte em todo o território, acompanhado de agitação marítima e vento forte. “Com os dados que temos, vamos ter um dia complicado [na quinta-feira]”, previa na segunda-feira, o comandante Pedro Nunes, da Proteção Civil.

A instabilidade associada à depressão Elsa está já a provocar nos Açores precipitação por vezes forte, além do aumento da intensidade do vento e forte agitação marítima.

Porque nunca é demais precaver-se, consulte aqui alguns conselhos das autoridades sobre como proceder perante o mau tempo que já se faz sentir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório