Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Aquaplanagem. O que é e que cuidados deve ter

Eis alguns conselhos partilhados pela GNR nas redes sociais.

Aquaplanagem. O que é e que cuidados deve ter
Notícias ao Minuto

08:29 - 17/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Lençóis de água

Com a depressão Elsa a chegar a Portugal há alguns cuidados que deve adotar para evitar acidentes. Depois de a Proteção Civil ter emitido um aviso a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção para os próximos dias, foi a vez de a Guarda Nacional Republicana (GNR) emitir um conjunto de conselhos sobre a aquaplanagem, um dos maiores perigos nas estradas em dias de chuva.

Numa publicação partilhada no Facebook, a GNR começa por explicar o que é a aquaplanagem ou hidroplanagem. “Um lençol de água que acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar”, esclarecem os militares.

Estes lençóis de água provocam “uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da entrada, fazendo com que os pneus percam a aderência”.

Assim sendo, a GNR aconselha:

- Verifique os pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu fora diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.

- Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.

- Reduza a velocidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório