Meteorologia

  • 20 FEVEREIRO 2020
Tempo
17º
MIN 8º MÁX 19º

Edição

OE2020: Governo avança com projetos piloto para cuidadores informais

O Governo pretende implementar em 2020 um conjunto de projetos piloto para enquadramento e acompanhamento dos cuidadores informais, incluindo a atribuição de um subsídio de apoio.

OE2020: Governo avança com projetos piloto para cuidadores informais
Notícias ao Minuto

02:26 - 17/12/19 por Lusa

País Saúde

Segundo a proposta de Orçamento do Estado 2020, entregue na segunda-feira no Parlamento, o Governo irá regulamentar a Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro, que aprovou o Estatuto do Cuidador Informal, implementando projetos piloto, distribuídos por todo o território nacional, pelo período de 12 meses, para enquadramento e acompanhamento dos cuidadores, com respeito pela vontade das pessoas cuidadas.

Nestas medidas está incluída a atribuição de um subsídio de apoio ao cuidador informal principal, mediante condição de recursos (majorado no caso de acesso ao Seguro Social Voluntário).

Para este subsídio estão destinados 30 milhões de euros.

Por outro lado, adianta o Governo, será reforçada a capacidade de respostas dirigidas ao descanso do cuidador, designadamente através da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados mediante condição de recursos (majorado no caso de acesso ao Seguro Social Voluntário).

O Estatuto do Cuidador Informal foi aprovado pelo parlamento, por unanimidade, a 5 de julho promulgado pelo Presidente da República a 6 de agosto e publicado a 6 de setembro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório