Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2020
Tempo
MIN 7º MÁX 13º

Edição

Portuguesa vive com os dois filhos na rua em Paris

Meninos de 8 e 13 anos estudam numa estação de comboios.

Portuguesa vive com os dois filhos na rua em Paris

Uma portuguesa de 37 anos vive na rua, em Paris, com os dois filhos menores, de 13 e 8 anos. A triste história foi contada pelo jornal francês Le Parisien numa reportagem sobre a vida quotidiana dos menores sem-abrigo da Île-de-France.

No site, a publicação revela como é a vida destes dois jovens, estudantes, que são os primeiros a chegar à escola, em Athis-Mons e os últimos a sair porque quando a campainha toca, no final das aulas, são colocados na rua. Literalmente na rua. Onde vivem com a mãe.

Durante um dia, de outono, os jornalistas acompanharam estes dois menores portugueses que, mesmo sem condições, fazem os trabalhos de casa e estudam, ajoelhados no frio chão do cais de uma estação do RER, a rede de comboios regionais da Île-de-France, com o banco a servir de secretária.

Ainda segundo o Le Parisien, a família, monoparental, foi atirada para a rua por falta de lugares nas pensões sociais de apoio aos sem-abrigo, por faltas de vagas na habitação social e pela falta de emprego estável que pague as rendas cada vez mais altas de Paris.

Leandro e Adriano, nomes fictícios, são apenas duas de mais de 30 mil crianças que, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos Demográficos francês, são sem-abrigo em França.

O mesmo estudo revela que, ao todo, são mais de 140 mil pessoas sem teto, sendo que muitas são famílias, nomeadamente estrangeiras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório