Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portuguesa vive com os dois filhos na rua em Paris

Meninos de 8 e 13 anos estudam numa estação de comboios.

Portuguesa vive com os dois filhos na rua em Paris
Notícias ao Minuto

11:03 - 15/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Sem-abrigo

Uma portuguesa de 37 anos vive na rua, em Paris, com os dois filhos menores, de 13 e 8 anos. A triste história foi contada pelo jornal francês Le Parisien numa reportagem sobre a vida quotidiana dos menores sem-abrigo da Île-de-France.

No site, a publicação revela como é a vida destes dois jovens, estudantes, que são os primeiros a chegar à escola, em Athis-Mons e os últimos a sair porque quando a campainha toca, no final das aulas, são colocados na rua. Literalmente na rua. Onde vivem com a mãe.

Durante um dia, de outono, os jornalistas acompanharam estes dois menores portugueses que, mesmo sem condições, fazem os trabalhos de casa e estudam, ajoelhados no frio chão do cais de uma estação do RER, a rede de comboios regionais da Île-de-France, com o banco a servir de secretária.

Ainda segundo o Le Parisien, a família, monoparental, foi atirada para a rua por falta de lugares nas pensões sociais de apoio aos sem-abrigo, por faltas de vagas na habitação social e pela falta de emprego estável que pague as rendas cada vez mais altas de Paris.

Leandro e Adriano, nomes fictícios, são apenas duas de mais de 30 mil crianças que, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos Demográficos francês, são sem-abrigo em França.

O mesmo estudo revela que, ao todo, são mais de 140 mil pessoas sem teto, sendo que muitas são famílias, nomeadamente estrangeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório