Novo sismo sentido hoje na ilha do Faial

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha do Faial, que desde novembro tem registado um aumento da atividade sísmica, segundo o centro de vigilância sismovulcância dos Açores.

Quatro áreas protegidas dos Açores com novas regras a partir de julho

© iStock

Lusa
14/12/2019 12:35 ‧ 14/12/2019 por Lusa

País

Açores

 

Às 8h21 de hoje registou-se um sismo com o epicentro a cerca de 32 quilómetros do Capelo, na ilha do Faial, de acordo com informações avançadas pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O comunicado do CIVISA explica que "o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV" da escala de Mercalli Modificada" nas freguesias de Capelo e da Praia do Norte, nos concelhos de Horta, na ilha do Faial.

O evento teve intensidade III nas freguesias de Cedros, Castelo Branco, Feteira e Flamengos, também situadas na Horta.

Desde o início do mês passado têm-se registado inúmeros sismos na ilha: Entre quinta e sexta-feira, em apenas 12 horas, foram identificados oito terramotos de magnitude superior a 3.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda várias medidas de autoproteção tais como não utilizar elevadores e abandonar os edifícios sempre que se suspeite que não oferecem condições de segurança.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas