Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PSP apanha 'Dillinger' português ao fim de quase 50 anos

No meio criminal, o agora detido foi considerado um mito, pois dizia-se que era o “homem capaz de disparar duas pistolas ao mesmo tempo”.

PSP apanha 'Dillinger' português ao fim de quase 50 anos
Notícias ao Minuto

11:21 - 14/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Crime

A Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa deteve, na passada quinta-feira, em Alcântara, um dos criminosos mais cadastrados portugueses, avançou a força policial através de um comunicado enviado, este sábado, às redações

Hoje, o homem, de 74 anos, conhecido como o 'Dillinger' português, tinha em seu nome um mandato de detenção nacional para cumprimento de pena efetiva

O detido - que ganhou a alcunha do famoso assaltante de bancos norte-americano idolatrado como um Robin Hood do século XX - foi um dos maiores criminosos da capital portuguesa nos anos 70 pela prática de roubos à mão armada, homicídios, burlas qualificadas e falsificação de documentos.

O suspeito foi também protagonista de diversas fugas das prisões portuguesas, tais como "a grande evasão ocorrida em 1978, única prisão à data classificada como de alta segurança, localizada ainda hoje em Vale de Judeus, de onde se evadiram vários reclusos, depois de terem escavado um túnel de dezenas de metros de comprimento".

No meio criminal, o agora detido foi considerado um mito, pois dizia-se que era o “homem capaz de disparar duas pistolas ao mesmo tempo”. 

Mas esta não é a primeira vez que é apanhado. Em 2005, foi detido em Espanha e extraditado para Portugal para cumprimento de sete anos de prisão. Porém, um ano depois integrou "um bando de velhas glórias na prática criminal", com os quais praticou diversos furtos qualificados sobre idosos, em Lisboa, lucrando com isso o levantamento de grandes quantias de dinheiro.

Em 2017, o 'Dillinger' português foi ainda investigada por outras burlas, entre elas a conhecida burla do 'euromilhões', mas ao contrário dos seus parceiros de crime, conseguiu fugir às autoridades até hoje. 

Recentemente, a PSP teve a informação que o criminoso estaria a viver em França e que vinha a Portugal tratar de negócios. Porém, segundo a informação recolhida pelas autoridades, o homem usava sempre uma máscara. O 'Dillinger' português acabou por ser apanhado usando apenas uma boina e um bigode "farfalhudo". 

"Para além do mandado de detenção para cumprimento de um ano e dez meses de prisão efetiva, o detido foi agora notificado da acusação do processo das burlas qualificadas,  do qual virá expectávelmente a ser condenado, em cúmulo jurídico, a uma pena de prisão efetiva de maior grandeza", explicou a PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório