Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Feira acaba com faturas em papel por mês relativas a refeições escolares

A Câmara de Santa Maria da Feira situou hoje em 4.300 as faturas que deixará de emitir mensalmente, a partir de janeiro, para evitar o consumo de papel e tintas na faturação de quase 80.000 refeições escolares.

Feira acaba com faturas em papel por mês relativas a refeições escolares
Notícias ao Minuto

13:23 - 13/12/19 por Lusa

País Câmara Municipal

Segundo explicou à Lusa fonte oficial dessa autarquia do distrito de Aveiro, em causa está toda a rede municipal de jardins-de-infância, escolas do 1.º ciclo e espaços com atividades de apoio à família em prolongamento de horário, o que, só no mês de outubro, a título de exemplo, implicou servir 97.013 refeições.

Descontando-se a esses menus os que se destinavam a alunos cuja situação económica os isenta do respetivo pagamento, houve assim 79.868 refeições que, no final do mês, tiveram que ser faturadas a 4.300 contribuintes diferentes e encaminhadas por correio para os respetivos domicílios.

"O custo mensal com papel, tinta, distribuição das faturas e recursos humanos é de aproximadamente 1.950 euros", indicou a fonte da autarquia, contabilizando em mais de 20.000 euros por ano a despesa com o registo fiscal dessas refeições - num valor global que dependerá sempre da procura registada no período de pausas letivas.

A autarquia quer passar, por isso, a disponibilizar as faturas apenas por via 'online', na Plataforma SIGA, o que permitirá aos encarregados de educação verificarem os respetivos dados e só imprimirem o documento se o considerarem necessário.

Como esse sistema já estava operacional, não foi necessário "nenhum investimento" para assegurar o novo formato de faturação, sendo que também nenhum emprego está em risco devido ao corte nos procedimentos operacionais afetos ao antigo formato de contabilidade.

Ao reduzir o consumo de papel e demais consumíveis nos meios de impressão dessas faturas, a Câmara da Feira diz dar cumprimento a um dos apelos expressos na lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas: "Produção e consumo sustentáveis".

Ainda assim, a mesma fonte da autarquia admitiu eventuais cedências: "O município só irá remeter as faturas via CTT aos encarregados de educação que o solicitarem através de e-mail".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório