Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim de semana à espreita e mais chuva a caminho (chegará ao Algarve?)

Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de semana de aguaceiros em todo o país. E no domingo, deverá chegar ao Algarve.

Fim de semana à espreita e mais chuva a caminho (chegará ao Algarve?)
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/12/19 por Melissa Lopes

País Metorologia

Dezembro segue a todo gás rumo até 2020. E saiba que a chuva acompanhará esta reta final do ano. Assim será, pelo menos, nos próximos dez dias. Mas antes disso, falemos do fim de semana que está aí à porta. 

Para esta sexta-feira, dia 13, o IPMA prevê "períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro". A par disso, os meteorologistas apontam para uma subida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

No sábado, a previsão é semelhante, com tudo a apontar para céu geralmente muito nublado em todo o território continental e períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro.O IPMA sublinha ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. 

No domingo,  há a possibilidade de queda de neve acima dos 1400/1600 metros a partir do final da Esete será também o dia em que a previsão aponta pata que a chuva chegue ao Algarve, região que se mantém com níveis de seca extrema. 

De sublinhar que até ao meio dia de hoje, sexta-feira, seis distritos estão sob aviso laranja (Leiria, Coimbra, Aveiro, porto, Braga e Viana do castelo) devido à agitação marítima, passando a aviso amarelo daí em diante até ao final de domingo, dia 15. Os distritos costeiros do Sul (Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) estão esta sexta-feira sob aviso amarelo também devido à agitação marítima, avisos que, nestes casos, se prolongam até amanhã, sábado.

Esta sexta-feira, Faro chega aos 20ºC de máxima, Lisboa aos 17ºC e o Porto aos 16ºC. o distrito mais frio será a Guarda, onde a máxima não irá além dos 10ºC e a mínima ronda os 7ºC. 

No sábado, os termómetros não sofrerão alterações significativas, com Lisboa a registar temperaturas entre os 12ºC de mínima e os 17ºC de máxima. Para Faro espera-se uma máxima de 18ºC e uma mínima de 10ºC, e o Porto contará com valores entre os 12ºC e os 16ºC. Novamente, no distrito mais frio, na Guarda, os termómetros vão oscilar entre os 6ºC e os 9ºC. Um quadro que se manterá, sem alterações abruptas, no dia seguinte, domingo. 

No arquipélago dos Açores, onde as máximas rondam os 19ºC e os 18ºC esta sexta-feira, diminuindo 3ºC a 4ºC no fim de semana, é esperada chuva tanto hoje (Santa Cruz das Flores e Horta) como no sábado e no domingo também nas restantes ilhas. 

Para o arquipélago da Madeira está prevista também chuva para sábado e domingo quer no Funchal quer em Porto Santo. As máximas chegam hoje aos 22ºC no Funchal e rondam os 21ºC no fim de semana, com mínimas de fazer inveja aos continentais (a rondar os 15ºC e 16ºC). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório