Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Zero pede ao Governo apoio aos biocombustíveis no OE2020

A associação ambientalista Zero congratulou hoje a Carris por utilizar autocarros a biodiesel e apelou ao Governo para seguir o exemplo e apoiar a incorporação de biocombustíveis com origem em resíduos no Orçamento do Estado para 2020.

Zero pede ao Governo apoio aos biocombustíveis no OE2020
Notícias ao Minuto

16:24 - 12/12/19 por Lusa

País biocombustíveis

"[A Zero] aproveita esta ocasião para apelar ao Governo para incluir no Orçamento do Estado [OE2020] medidas que prevejam um aumento da incorporação de biocombustíveis com origem em resíduos", escreve a associação ambientalista num comunicado.

Para a Zero -- Associação Sistema Terrestre Sustentável, a integração de medidas sobre biocombustíveis no OE2020 tem como objetivo cumprir a meta de 10% de incorporação de energias renováveis nos transportes terrestres.

Na nota, a associação ambientalista lembra ainda que "é fundamental que o Governo corrija o erro crasso que cometeu na aprovação do OE2019, em que reduziu a incorporação nos transportes terrestres dos biocombustíveis com origem em resíduos".

Segundo a Zero, na altura, o Governo argumentou que o objetivo da redução era diminuir o custo do gasóleo.

No entanto, a associação relembrou que fez vários apelos ao ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, e ao secretário de Estado da Energia, João Galamba, para reverter a situação.

"A Zero esclareceu os responsáveis do Ministério que a utilização de biocombustíveis produzidos a partir de resíduos não tinha qualquer influência no preço daquele combustível [gasóleo]", pode ler-se no comunicado.

A associação adiantou também que "a razão da substancial diferença de preços em relação a Espanha tinha apenas a ver com o IVA e o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, que são muito mais baixos do que em Portugal".

Segundo a associação ambientalista, os biocombustíveis com origem em resíduos "não implicam um aumento do custo dos combustíveis" e inserem-se numa lógica de economia circular.

No comunicado, a Zero congratulou a iniciativa da Carris e da Prio ao promoverem a utilização de biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados, em detrimento da utilização dos óleos vegetais virgens, nomeadamente o óleo de palma.

A Carris e a PRIO lançaram hoje, em Lisboa, a primeira carreira de autocarros a biodiesel, produzido a partir da reciclagem de óleos alimentares usados, para reduzir em 83% as emissões de gases com efeito de estufa.

Em comunicado, a empresa de transportes públicos de Lisboa adianta que seis autocarros da Carris, que asseguram todos os dias o percurso da carreira 702, entre a Serafina e o Marquês de Pombal, já estão a circular com o biocombustível (B100) produzido na fábrica da Prio no Porto de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório