Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vaticano reconhece "virtudes heroicas" do Padre Américo

Boletim esta quinta-feira publicado pela Santa Sé destaca português e abre as portas à beatificação do fundador da Casa do Gaiato.

Vaticano reconhece "virtudes heroicas" do Padre Américo
Notícias ao Minuto

11:06 - 12/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Vaticano

O Vaticano reconheceu, esta quinta-feira, "as virtudes heroicas" do Servo de Deus Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como Padre Américo. Ao aprovar a publicação deste decreto, o Papa Francisco abre as portas à beatificação do português

Em nota publicada no site oficial, a Santa Sé destaca o sacerdote diocesano nascido em Salvador de Galegos, a 23 de outubro de 1887. O Padre Américo morreu no Porto, a 16 de julho de 1956, com 69 anos. 

O reconhecimento das "virtudes heroicas" é necessário no processo para a beatificação - iniciado em 1986 - ficando a faltar o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.

O Padre Américo instituiu a Obra da Rua em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato. 

Segundo uma divulgada aquando do cinquentenário da morte do Padre Américo, e hoje citada pela Ecclesia, a Conferência Episcopal Portuguesa destacou a "conversão radical a Deus e ao serviço dos pobres" que o levou a ordenar-se padre aos 36 anos, "entregando-se desde logo a visitar cadeias, hospitais e os tugúrios de famílias marginalizadas".

[Notícia atualizada às 11h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório