Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal vai acolher os oito jovens que desembarcaram em Monte Gordo

Grupo de migrantes marroquinos será esta quinta-feira transferido para Lisboa.

Portugal vai acolher os oito jovens que desembarcaram em Monte Gordo
Notícias ao Minuto

09:59 - 12/12/19 por Catarina Correia Rocha

País SEF

Os oito jovens marroquinos, com idades entre os 16 e os 26 anos, que ontem desembarcaram na praia de Monte Gordo, no Algarve, vão ficar no nosso país.

"Ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado noutros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo, Portugal vai acolher os oito jovens que, esta quarta-feira, desembarcaram numa praia do Algarve, depois de estes terem requerido esta madrugada esse estatuto de proteção", pode ler-se numa nota enviada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) esta manhã às redações.

O grupo pernoitou em Vila Real de Santo António e "será hoje transferido para Lisboa, para o Centro Português para o Refugiado", explica ainda a autoridade.

"À semelhança de outros que chegaram a Portugal, ser-lhes-á assegurado e registado o seu pedido, e ser-lhes-á providenciada documentação que comprova o período de análise, para que, durante esse tempo, lhes possa ser garantida assistência médica, educação, alojamento e meios de subsistência", acrescenta-se.

Recorde-se que, esta quarta-feira, a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Cristina Gatões, garantiu que os oito jovens "estão bem" e que existia a possibilidade de Portugal poder vir a acolher jovens que desembarcaram em Monte Gordo, o que hoje se confirmou. 

Os migrantes disseram vir de El Jadida e ter estado "cinco dias no mar", avançou fonte da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António ao Notícias ao Minuto ao final da manhã de quarta-feira. 

A Polícia Marítima recebeu, às 10 horas de ontem, o alerta para uma embarcação em Monte Gordo. Ao chegar ao local, a autoridade deparou-se com "oito jovens já escondidos nas dunas".

Fonte da Câmara de Vila Real de Santo António adiantou à Lusa que, pelo que foi possível perceber, os jovens "alegadamente não se queriam dirigir a Portugal e queriam deslocar-se para a costa sul de Espanha", podendo ter a embarcação sido desviada para oeste. 

[Notícia atualizada às 10h17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório