Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Gulbenkian expõe em janeiro projetos do concurso de ampliação do jardim

Os 12 projetos arquitetónicos apresentados ao concurso de ampliação do jardim da Gulbenkian, em Lisboa, vão estar expostos a partir de 23 de janeiro, no edifício sede da Fundação, anunciou a instituição.

Gulbenkian expõe em janeiro projetos do concurso de ampliação do jardim
Notícias ao Minuto

19:39 - 11/12/19 por Lusa

País Gulbenkian

Entre os projetos que farão parte da exposição está também o do vencedor do concurso, do arquiteto japonês Kengo Kuma, escolhido por unanimidade num concurso internacional.

Ao todo foram 12 os ateliers concorrentes, seis portugueses e seis estrangeiros.

Os concorrentes portugueses foram: Inês Lobo Arquitetos, Manuel Aires Mateus, Menos é Mais Arquitectos - Cristina Guedes e João Vieira Campos, Pedro Domingos Arquitetos, Barbas Lopes Arquitectos e SAMI Arquitectos - Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira.

Além de Kengo Kuma, os concorrentes estrangeiros foram Carla Juaçaba, Chris & Gatenbein - Emanuel Christ e Christopher Gantenbein, John Pawson, Junya Ishigami Associates e Tatiana Bilbao SC.

Na terça-feira, durante a conferência "Um parque para a cidade", a presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, adiantou que, com esta exposição, pretende-se "contribuir para o debate sobre a arquitetura e a sua importância na construção de espaços públicos e da própria cidadania" e "fazer jus à qualidade e ao empenho das equipas".

Na conferência, organizada por ocasião dos 50 anos da construção do edifício e jardim Gulbenkian, participou também o arquiteto Kengo Kuma que apresentou brevemente o seu projeto elaborado em colaboração com o paisagista Vladimir Djurovic, autor da proposta de exteriores para o museu MAAT e sede da EDP, em Lisboa.

O projeto de ampliação do jardim Gulbenkian inclui uma nova entrada sul, uma nova área de jardim e "a ampliação de área da Coleção Moderna e o seu atravessamento".

Sem revelar pormenores do projeto, na conferência Kengo Kuma falou da pala que irá ser construída na fachada sul do Centro de Arte Moderna, salientando que houve a preocupação de criar "uma ligação entre os jardins e o novo espaço de exposição" e utilizar "materiais locais".

O alargamento do jardim da fundação está inserido no projeto de requalificação urbana para criar um novo eixo verde em Lisboa na zona e intitulado pela autarquia de Parque Urbano da Praça de Espanha.

O arquiteto Kengo Kuma, de 65 anos, desenhou, entre outros, o complexo Cité de la Musique, em França, vários museus no Japão e o estádio olímpico de Tóquio, para os Jogos de 2020.

É ainda autor do projeto de arquitetura de reconversão do antigo Matadouro Municipal do Porto.

O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian foi construído na década de 1960, segundo projeto dos arquitetos paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto, tendo sido distinguido com o Prémio Valmor, em 1975, e classificada como Monumento Nacional, em 2010, constituindo-se assim a primeira obra contemporânea a deter este estatuto, no país.

Na altura, foi definido como "um dos jardins mais emblemáticos do movimento moderno em Portugal e uma referência para a arquitetura paisagista portuguesa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório